segunda-feira, 11 de março de 2013

Anna Piaggi (1931-2012)

Anna Piaggi era, para mim, um ícone na arte de vestir o impossivel, se é que me faço entender! A sua presença assídua nos eventos de moda marcava tendências, se me é permitido dizer, na forma ousada e audaz como se apresentava, peças marcantes ou um pequeno apontamento que completavam um look, sempre uma surpresa!
Tinha um estilo tão próprio e uma postura tão enigmática que originou o estilo "alla Anna"!
Passo a explicar!
Houve toda uma nova geração de designers italianos que exibiam nas paredes dos seus estudios um conjunto de fotografias com a referência "styling collections alla Anna"!!
Nascida em Milão, trabalhou para revistas de moda como a Vogue ou a Vanity, possuía uma vasta colecção de roupas e acessórios, com cerca de duzentos e sessenta e cinco pares de sapatos (!) e quase três mil vestidos!!!!, exibidos em 2006 no Victoria e Albert Museum de Londres! Admiradora incontestável da designer inglesa Vivienne Westwood,  nunca aparecia com o mesma look....

Vivienne Westwood
A minha admiração, não tanto pelo estilo porque não me identifico com o mesmo, está na capacidade de olhar e a sensação que tenho é que nada faz sentido, as peças não ligam umas com as outras e, ao mesmo tempo,  talvez sim, até têm coerência! É estranho....
  
 
 Eu passaria horas até alcançar metade do que se vê.....parece-me até que a maior parte de nós, inconscientemente, já faz uma escolha tendenciosa, no sentido de tudo bater certo: as cores, as formas, o "boneco "no final tem um look  chic, ou tenta que assim seja, vejam-se os desfiles, 90% dos criadores seguem estes parâmetros, por exemplo o Valentino, o Karl Lagerfeld para a Chanel ou para a Fendi, a Dior. Já outros, tal como a Vivienne, seguem outro "modus operandi", ou seja, afastam-se de tudo o que possa combinar e, aí reside a minha dificuldade! Num universo de cerca de três mil peças, como a Anna possuía, fora os acessórios, o grau de dificuldade aumenta!!!
 
 
Este look é normal demais! Mesmo assim ......

 
Atitude, irreverência, estilo!
 
Qual é a vossa opinião?
Assumem-se umas verdadeiras street-style girls ou nem por isso?????
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário